Autor Tópico: Quem anda à chuva molha-se!  (Lida 15171 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Leonhartsberger

Quem anda à chuva molha-se!
« em: 01 de Junho de 2010, 17:59:19 »
Pois é, agora que tomei o gostinho de levar a XX até ao palco das estrelas (leia-se circuitos), não é que já a estreei pelo alcatrão das pistas, mas curvando mais do que o que devia?
Afinal não é verdade que só com os escapes originais, estes roçam no chão... comecei agora a roçar igualmente os Viper que tenho instalados, assim como as carenagens, o desncanso central e os avisadores e poisa-pés (que já roçava antes).

Com os novos pneus que coloquei e que estou bastante contente: Pirelli Angel ST, a mota porta-se lindamente... de tal modo que quase se pode curvar em chuva deitados!

E agora em circuito comecei a levar a mota cada vez mais ao seu limite, até que foi demasiado... Lá fomos nós os dois ao chão, depois de sair de uma curva a uns 100 ou 110km/h. Fui uns 25m arrastado pelo chão debaixo da mota e fomos parar à relva. Resultado: eu não tive qualquer dano, já que ia bem equipado, e a mota também pouco teve: o triângulo que tem o pousa-pés partiu, o suporte do espelho e a manete de embraiagem. Carenagem não sofreu um único arranhão! E porquê? Porque tenho os melhores "cogumelos" que há para a XX: os LSL. Muitas pessoas têm "medo" de furar as carenagens para os colocarem, mas se pensarem no dinheiro todo que poupam no caso de uma queda... pois com esta queda só poupei uns 600 "aerios" :)

Aqui fica a foto da menina (tive de colocar um parafuso improvisado junto ao pedal das mudanças, para poder voltar a Barcelona - estava a 160km de distância - e poder descansar um pouco a ponta do pé. hehe)
A Jade no seu melhor...

robin

  • Visitante
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2010, 23:27:30 »
Olá Daniel, quem anda há chuva..., mas felizmente nem tu nem a Jade sofreram danos relevantes ;)
Mas esse bichinho dos circuitos é realmente muito tentador e deve como ser como dizes, cada vez mais no limite 8)
Abraços

Rente

  • Visitante
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #2 em: 02 de Junho de 2010, 01:55:44 »
Daniel e como se porta a XX em circuito... é uma coisa que ando à mt tentado em fazer...

E os pneus que tens recomendas mais do que uns BT021 ou BT023? Eu tenho um comparativo que o dão como o melhor pneu. Mas diz-me o da frente a mandar a mota repentinamente para o lado, ele não se nega?

As melhoras para a tua menina...

Abraço

Offline Leonhartsberger

Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #3 em: 02 de Junho de 2010, 09:58:42 »
Pois é, Jorge, quem se mete dentro de um circuito, já sabe o que pode passar se se anima demasiado!  ::)
Tinha igualmente o "bichicho" dos  circuitos há algum tempo e aproveitei há umas semanas uma promoção que duvido que alguma vez a façam aí em Portugal, infelizmente... Vais a esse circuito, tomas o pequeno-almoço por um mínimo de €10 (podes pagar à tua cara-metade e satisfazes o mínimo, ou simplesmente pagas a diferença) e oferecem-te 20min para circular em pista. Logo ainda te dão um vale de desconto com validade de 2 meses, para voltar noutra altura e ter um desconto de 50% para metade do dia ou todo o dia. Ou seja, €35 para metade do dia ou €55 para o dia completo. Em Montmelò custa €225 o dia inteiro. E aposto que devem rondar esses valores no Estoril ou em Évora, não? Além de que fazem um track-day a cada meio ano, ao passo que aqui é a cada 2 semanas ou neste caso, todos os dias.

Nuno, doa ou não, só te posso dizer isto: a XX não foi definitivamente feita para andar em circuito. É uma moto polivalente, que te permite viajar a altas velocidades, sair pelas estradinhas de montanha e acompanhar quase qualquer maluco com uma R, mas em circuito nota-se muito. Porquê? Pelo elevado peso que possui e pelo grau de inclinação máximo que pode atingir. Explico:
- devido ao seu elevado peso em comparação a motas mais pequenas ou mais maneáveis, acabas rebentado depois de alguns minutos em circuito a puxar por ti (e pela mota)
- devido a ser gordinha (larga), ter os poisa-pés e escapes e ainda o descanso central (se não o removeres) muito baixos, se te pões a curvar, mesmo que saias da mota para raspar o joelho no chão, o ângulo de inclinação é muito limitado, pois começas por raspar avisadores, logo vêm os escapes (se os tiveres de origem, senão acabam por raspar na mesma, mas mais tarde), as carenagens e logo o descanso central. Quando chegas aqui, acontece o mesmo que a mim... já vai tão descompensada que acaba por cravar o chão e cais...  :-\
Mas claro, se vais para circuito com este pensamento e que só vais para divertir um pouco, então aconselho vivamente. É altamente viciante e altamente recomendável.  8) Não te esqueças nunca é do que te comento, para não ter tristezas no final ;) Eu já ia avisado daquela curva, mas abusei...

Quando forem a circuito, nem que peçam ao vizinho, mas levem SEMPRE fato integral com protecções, protecção da coluna, luvas boas, capacete e claro, umas boas botas!
Digamos que se não fosse o fato da Spidi e as excelentes botas que tenho da Oxtar, era bem provável que agora não pudesse caminhar, já que levei com 220kg em cima, que ainda me arrastaram ao longo de uns valentes metros pelo chão até parar e eu ficar aí preso por baixo. Depois, foi fazer como se vê no MotoGP: levantar e não ter um único arranhão! :D

Quanto aos pneus, os BT021 não estão maus, mas os Angel ST são bastante melhores. Podem não durar tanto (não sei, porque ainda só levo mil km com eles), mas nota-se muito a diferença. E nem são assim tão caros se os compram no mesmo sítio que eu: Rodomoto (Vigo) -> enviam por correio para qualquer parte do Mundo, acho eu.
Não, não se nega a mandar a mota para o lado... tanto não se nega que até se deita demasiado! haha

Abraços
A Jade no seu melhor...

Espanhol

  • Visitante
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #4 em: 02 de Junho de 2010, 11:21:37 »
  As melhoras para a Jade Daniel,e cada vez estou mais tentado a meter os cogumelos...Quanto à Rodo moto recomendo, conheço 2 pessoas que compraram por eles pela net e chegaram a casa em Lisboa 2 dias depois com tudo ok.

Offline Leonhartsberger

Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #5 em: 02 de Junho de 2010, 11:28:06 »
Vê lá se não os metes tarde, depois da mota cair simplesmente para o lado ::)

Os meus pneus chegaram em 24h a Barcelona.

Abraços
A Jade no seu melhor...

Offline jrg

  • Aprendiz
  • **
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #6 em: 02 de Junho de 2010, 13:36:38 »
Excelente explicação Daniel :)
É mesmo essa a impressão que tenho de uma XX em circuito, apesar de nunca ter experimentado. O peso e o tamanho, nah... não é o ideal. Andar numa R e numa XX, a diferença é da noite para o dia. Apesar de a XX ser uma excelente mota, ser muito polivalente e prestar-se a muitas exigências, em curvas, mas...
Não se devem comparar dois mundos tão diferentes, porque realmente são muito diferentes.
Eu nunca me atreveria a levar a minha querida XX para um circuito ;) Aliás, no meio das R's, parece um Concorde, para não dizer um trambolho. Mas claro, tudo depende do espirito com que se entra na pista. Se fôr para curtir umas curvas e passar uns bons momentos de diversão sem que sejamos uns Rossis, já, talvez arriscaria.

PMina

  • Visitante
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #7 em: 02 de Junho de 2010, 13:58:24 »
Olha companheiro Leon, o que importa é que estás cá para contar e só por isso, fico satisfeito... no entanto e não interpretes de forma errada o que vou dizer, toma cuidado com o excesso de confiança que demonstras... é certo que já és adulto e tu sabes as tuas limitações, mas por vezes o excesso pode levar a caminhos errados...

Abraço e toma conta das espanholas por nós!!!   ;D ;D
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 14:00:05 por PMina »

Rente

  • Visitante
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #8 em: 02 de Junho de 2010, 14:51:23 »
Obrigado pela explicação, mas a impressão que tinha da XX em circuito era mesmo essa...

Quanto aos pneus, o comparatico entre 7 marcas e modelos diferentes feito pela Motorrad, elege o Pirelli como o melhor.

Abr

Offline Leonhartsberger

Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #9 em: 02 de Junho de 2010, 14:58:55 »
Melhores Pirelli que estes, são os Super Rosso Corsa (se o nome não é este, é assim parecido), mas estes Angel ST são os mais indicados para motas pesadas e grandes, como o caso da XX, ZZR1400, Hayabusas e afins...
Não te preocupes PMina, que já sabia com o que podia contar. E já conhecia os meus limites, mas também estava curioso para saber o que a XX podia "oferecer"... já entendi: ída ao tapete é o que oferece! hehe sim, admito o meu erro, mas também não o lamento, pois aprendi muito com ele.

Abraços e vão com cuidado!  ;)
A Jade no seu melhor...

Offline TParente

  • Sócio
  • Papa-Curvas
  • *****
  • Mensagens: 2159
  • Sexo: Masculino
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #10 em: 02 de Junho de 2010, 18:06:06 »
Dani...belíssima explicação! Sem duvida, tb tenho os LSL e furei as carenagens! Não tenho vergonha nem pena nenhuma! É como tu dizes, mais vale furar a carenagem do que uma despesa de 800 Aérios!!!!!!!!!
Um abraço e as melhoras para ti e para a "Jade" manca!!!!!!!  ;) :D
Não Adormeçam nas Curvas...


Offline mongoose

  • Sócio
  • Papa-Curvas
  • *****
  • Mensagens: 1471
  • Sexo: Masculino
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #11 em: 22 de Julho de 2010, 19:28:05 »
Boa Malha... Estava tentado a colocar os cogumelos mas sem dúvida o facto de ter de furar as carenagens desencorajava-me um pouco. Mas agora dá para ver que vale mesmo a pena.

Offline suicidal_dreams

  • Sócio
  • Experiente
  • ***
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #12 em: 23 de Julho de 2010, 10:10:27 »
O único problema dos trackdays é exigirem fato completo de cabedal... senao ja me tinha aventurado nessas coisas..
...

Offline BigErn

  • Sócio
  • Papa-Curvas
  • *****
  • Mensagens: 1565
  • Sexo: Masculino
  • "The Queen"
Re: Quem anda à chuva molha-se!
« Responder #13 em: 23 de Julho de 2010, 10:52:09 »
O único problema dos trackdays é exigirem fato completo de cabedal... senao ja me tinha aventurado nessas coisas..

Já não é assim, pode ser de duas peças mas obrigatóriamente de cabedal e com os deslizadores todinhos, todinhos.  ;)

PS: na Fc-moto há fatos completos da Alpinestar a 300 e poucos aérios.
« Última modificação: 23 de Julho de 2010, 10:55:16 por Ern »
Never let a motorcycle take you somewhere your brain didn't get to three seconds earlier.

'Aprendi que um homem só tem o direito de olhar outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se'.
(Gabriel Garcia Marques)
 
MZ ETZ 250
HONDA CB550Four
HONDA CBR 1100 XX