Pois é, Jorge, quem se mete dentro de um circuito, já sabe o que pode passar se se anima demasiado!
Tinha igualmente o "bichicho" dos circuitos há algum tempo e aproveitei há umas semanas uma promoção que duvido que alguma vez a façam aí em Portugal, infelizmente... Vais a esse circuito, tomas o pequeno-almoço por um mínimo de €10 (podes pagar à tua cara-metade e satisfazes o mínimo, ou simplesmente pagas a diferença) e oferecem-te 20min para circular em pista. Logo ainda te dão um vale de desconto com validade de 2 meses, para voltar noutra altura e ter um desconto de 50% para metade do dia ou todo o dia. Ou seja, €35 para metade do dia ou €55 para o dia completo. Em Montmelò custa €225 o dia inteiro. E aposto que devem rondar esses valores no Estoril ou em Évora, não? Além de que fazem um track-day a cada meio ano, ao passo que aqui é a cada 2 semanas ou neste caso, todos os dias.
Nuno, doa ou não, só te posso dizer isto: a XX não foi definitivamente feita para andar em circuito. É uma moto polivalente, que te permite viajar a altas velocidades, sair pelas estradinhas de montanha e acompanhar quase qualquer maluco com uma R, mas em circuito nota-se muito. Porquê? Pelo elevado peso que possui e pelo grau de inclinação máximo que pode atingir. Explico:
- devido ao seu elevado peso em comparação a motas mais pequenas ou mais maneáveis, acabas rebentado depois de alguns minutos em circuito a puxar por ti (e pela mota)
- devido a ser gordinha (larga), ter os poisa-pés e escapes e ainda o descanso central (se não o removeres) muito baixos, se te pões a curvar, mesmo que saias da mota para raspar o joelho no chão, o ângulo de inclinação é muito limitado, pois começas por raspar avisadores, logo vêm os escapes (se os tiveres de origem, senão acabam por raspar na mesma, mas mais tarde), as carenagens e logo o descanso central. Quando chegas aqui, acontece o mesmo que a mim... já vai tão descompensada que acaba por cravar o chão e cais...
Mas claro, se vais para circuito com este pensamento e que só vais para divertir um pouco, então aconselho vivamente. É altamente viciante e altamente recomendável.
Não te esqueças nunca é do que te comento, para não ter tristezas no final
Eu já ia avisado daquela curva, mas abusei...
Quando forem a circuito, nem que peçam ao vizinho, mas levem SEMPRE fato integral com protecções, protecção da coluna, luvas boas, capacete e claro, umas boas botas!Digamos que se não fosse o fato da Spidi e as excelentes botas que tenho da Oxtar, era bem provável que agora não pudesse caminhar, já que levei com 220kg em cima, que ainda me arrastaram ao longo de uns valentes metros pelo chão até parar e eu ficar aí preso por baixo. Depois, foi fazer como se vê no MotoGP: levantar e não ter um único arranhão!
Quanto aos pneus, os BT021 não estão maus, mas os Angel ST são bastante melhores. Podem não durar tanto (não sei, porque ainda só levo mil km com eles), mas nota-se muito a diferença. E nem são assim tão caros se os compram no mesmo sítio que eu: Rodomoto (Vigo) -> enviam por correio para qualquer parte do Mundo, acho eu.
Não, não se nega a mandar a mota para o lado... tanto não se nega que até se deita demasiado! haha
Abraços