Autor Tópico: A morte do Rui Severino...  (Lida 9333 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline carlos1100xx

A morte do Rui Severino...
« em: 20 de Agosto de 2008, 14:58:06 »
Companheiros, a solidariedade é uma coisa que deve estar sempre presente em todos nós, principalmente entre os motociclistas.
Aquando do falecimento do Rui Severino no acidente com a ambulância do INEM, foi falada muita coisa e fui dada muita opinião. Cada qual tem a sua.
Eu enviei pessoalmente e em nome do Clube XX Portugal as condolências ao Manuel Severino (pai do Rui), motard já com muitos anos de estrada.
Após estes dias de atenuamento da dor que nunca desaparece, o pai do Rui faz um apelo a todos os motociclistas. É esse pedido que eu transcrevo aqui para conhecimento de todos:

Mensagem transcrita do Pai do Rui Severino:

Antes de mais, o Sr. Severino ele agradeçe as vossas mensagens e ás pessoas que lhe mandaram mails. Está a ser um período extremamente dificil a partida do Rui e as forças falham muitas vezes mas toda a familia bem como os amigos do Rui querem manter a memória viva.

Outra situação que ele vos pede apoio é no seguinte:

O INEM está a tentar atribuir a culpa do acidente ao Rui, apenas e só porque ele se deslocava em moto. Neste momento tudo isto quase que parece uma conspiração que vai desde a PSP, passando pelo INEM, BT e Jornal de Noticias.

Todos eles pressionam a familia numa vã tentativa de destabilizar e levar as pessoas a actos impensados, tentando denegrir a imagem do Rui apenas e só porque o Rui era motard.

Ouvem-se frases desde "Vinha em excesso de velocidade" até "já se sabe que de moto todos abusam" chegando ao cúmulo de "os loucos das motos são todos iguais" são frases proferidas por estas entidades a uma familia enlutada.

Daqui vem este pedido: No próximo dia 13 de Setembro o Mister Severino quer juntar o máximo possivel de motos e depositar uma coroa de flores com a imagem do Rui no Edificio do INEM no Porto.

A ideia é juntar todos no local do acidente ás 15h00 e partir em marcha lenta até ao INEM que fica a cerca de 3 kms do local.

O que se pretende, para além de dar a perceber que o Rui não é culpado do acidente é também fazer ver ás pessoas que os motards não são os doidos que se apregoam. São pessoas com sentimentos, familias e também seres amados pelos outros.

Precisamos da ajuda de todos. Uma só moto faz toda a falta ou diferença.

Pedimos também que repassem esta mensagem a todos os vossos amigos.

Vamos mudar mentalidades. Chega de sermos os bodes expiatórios.

Isto não é uma manifestação mas sim uma tomada de posição contra o interesse e protecção dado pelas forças policiais a favor do INEM, que podem matar indiscriminadamente sem que com isso sejam responsabilizados.

Hoje é pelo Rui. Amanhã poderá ser por um de nós.

Obrigado a todos.
Manuel Severino.


Sei que este dia coíncide com o nosso encontro na Mealhada, mas certo estou que todos nós estaremos solidários com esta acção.
Carlos Vilaça
Fluent sarcasm speaker
c.vilacaxx@gmail.com

Liking your own status is like high fiving yourself in public..

johnny

  • Visitante
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #1 em: 20 de Agosto de 2008, 16:12:00 »
vistosa máquina, capaz de atingir 280 quilómetros

"Só o excesso de velocidade do condutor da moto poderá justificar tal grau de violência.


Secção IX, artigo 64º

Quanto ao trânsito de veículos em serviço de urgência, a lei diz que "os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito". Além disso, "os referidos condutores não podem, porém, em circunstãncia alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo designadamente, obrigados a suspender a sua marcha".
estatísticasEstatísticas    
partilharPartilhar


td isto revolta me.

os meus sinceros sentimentos ao sr Manuel Severino e restante familia.

beyourk

  • Visitante
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #2 em: 20 de Agosto de 2008, 19:34:08 »
Pois...
Uma realidade surreal. Eu moro  e trabalho quase encima do INEM, em Lisboa, todos os dias e dezenas de vezes durante o dia que eu fico à espera do pior. Eles são úteis, batem tempos record, salvam vidas sem dúvida, mas são ao mesmo tempo o inimigo público nº 1 nas vias da cidade, quer pela velocidade, quer pela poluição sonora que nos consome os neurónios (q no meu caso saõ escassos).
Enfim!

Offline Ricardo Andrade

  • Sócio
  • Dominador
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Sexo: Masculino
  • The Best Bike of the World
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #3 em: 20 de Agosto de 2008, 20:12:43 »
Companheiros,

quanto a isto digo o seguinte:

1º Antes demais é de Lamentar a morte deste jovem companheiro
2º Realmente o que o Johnny aqui disse qto ao Artº 64º é verdade, e por mim falo pois costumo conduzir essas viaturas, por ser Bombeiro.
3º Qto ao ruido que se faz na cidade, quando necessário, realmente essa é a SALVAÇÃO de muita gente.

Reparem o que é em plena hora de ponta (para quem conhece Lisboa sabe ao que me refiro), sair com 1 VMER (são os amarelos que levam os médicos) do Saldanha para uma paragem respiratória nas Amoreiras . . . . . Para quem conhece não é longe e faz-se na boa em 10 minutos com trânsito normal mas em hora de ponta cerca de 30, ou seja, se numa situação grave TODOS os minutos contam, qto mais rápido se chegar mais fácilmente se salva uma VIDA.

Infelizmente há quem use o rádio do carro ainda mais alto que o som das sirenes ou circulam de vidros completamente fechados e nem dão pela nossa aproximação.

Falo assim por ter conhecimento de causa, mas também digo, só uso quando e onde fôr necessário. Já vou com mais de 10 anos de serviço e até hoje, graças a Deus, só tive um acidente e nesse bateram-me de lado á rectaguarda. É assim . . . . .
Sei que muitos abusam, é certo, mas há excessões.

E não estou aqui a culpar ou a tentar desculpar ninguém. Apenas deixo uma pergunta á qual eu ainda não obtive resposta conclusiva:

 A viatura do INEM ao que consta vinha com motorista e tripulante á frente. Isto acontece qdo se vai para o local da ocorrência ou qdo se regressa á unidade. Pelo que li não vinha em Emergência . . . . . . . . .
Mais não digo

   RUI,
   Descansa em PAZ companheiro e dá bons e belos passeios de mota onde estás.
Boas Curvas
Saudações V

Ricardo Andrade
CBR 1100 XX
Vialonga

PedroS

  • Visitante
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #4 em: 20 de Agosto de 2008, 20:32:32 »
É francamente triste. Os meus sentimentos à família do falecido.

Não conheço as circunstâncias do acidente, por isso não me vou alongar, mas espero que se faça justiça se o condutor do INEM esteve em falta.

Agora, se existe mesmo uma conspiração para abafar o que aconteceu... é desumano e indigno.

Como dizem, acidentes destes podem acontecer a qualquer um de nós.

Sobre a sonoridade, concordo que é necessária e nisto falo por mim que sou surdo, desde que não seja utilizada indescriminadamente.

Offline koa_man

  • Sócio
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #5 em: 20 de Agosto de 2008, 21:17:30 »
Já deixei o meu testemunho outro site mas, nunca é demais. Ainda na sexta-feira (feriado) no Cais de Gaia em plena hora de lazer (17:00), fila no sentido Ponte D Luis-->Afurada, um INEM, em contra mão, ultrapassou tudo e todos em grande velocidade. Acto inconsciente, porque se era para salvar vidas, não acredito que a formação destes senhores seja "passar a ferro quem se meta à frente". Acredito nos serviços do INEM e das autoridades mas, não sou obrigado a acreditar naquilo que querem que eu acredite. Já chega da culpa morrer solteira!

Para familia do Rui, as minhas sinceras condolências.

"Justiceiro é o Soutien, que oprime os grandes e levanta os caídos"

beyourk

  • Visitante
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #6 em: 20 de Agosto de 2008, 21:36:54 »
Eu vou voltar a tecer a minha opinião. Infelizmente foi um motard ou uma pessoa que conduzia um veiculo de 2 rodas, mas à velocidade que eu vejo os condutores das viaturas de EM passarem (os passat amarelos), até um enlatado vai à vida. A diferença é que o enlatado pelo peso do veiculo, sai do local de embate mas é tipo mais metro menos metro enquanto que uma moto vai parar sabe Deus onde e é nessa base e só nessa base que a culpa morre solteira, porque...de onde vinha, para onde ia.

PMina

  • Visitante
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #7 em: 21 de Agosto de 2008, 18:51:54 »
Lamentavelmente assistimos a mais uma tentativa em sacudir a responsabilidade por uma instituição que deveria pautar pela correção e assumir a culpa de todo este infeliz acidente.
Como tantos outros, também eu sou Bombeiro, com 22 anos de serviço e só quem não anda à chuva é que não se molham, mas a lei, supostamente é para todos, com excepção daqueles que se sentem superiores e falsamente protegidos... lamentavel...

À família enlutada, amigos e companheiros, aqui endereço as mais sentidas condolências.

PMina.

Offline JoãoCariaXX

  • Sócio
  • Novato
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2008, 22:04:36 »
Alguém pode-me informar o” local do acidente”, pois estou com disposição de comparecer.

Acho o missão do INEM muito importante, mas para salvar um,  não podem por em risco a vida de muitos, mas que existem alguns abusos, disso não tenho duvida.

Em relação ás forças de segurança, ai os abusos são muito maiores. É  ver os senhores da BT  quando chega a  hora de mudar de turno.
JoãoCariaXX  ex JC-XX

Offline silvaso

  • Contribuintes
  • Aprendiz
  • **
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Feminino
Re: A morte do Rui Severino...
« Responder #9 em: 21 de Agosto de 2008, 22:15:09 »
Antes de mais ficam aqui as minhas condolências aos familiares e amigos do Rui....

Realmente já muito se disse/escreveu sobre o este assunto noutros locais e sinseramente fico pasma com a coisas que leio nos fóruns onde a questão foi levantada e também com a forma como alguns jornais relataram a notícia....não há dúvida que a maior parte das pessoas escreve como quem e bem lhe apetece,  como quer, de forma abusiva e insultuosa. Neste caso específico li autênticas atrocidades quer quando se referem ao Rui ou motards em geral, quer quando se referem às pessoas que trabalham diariamente com o único objectivo de salvar vidas!
Acidentes acontecem, infelizmente desta vez, mais um motard sofreu as consequências de desleixos desnecessários:(

Resta-nos apoiar no que nos for possível a família do Rui de forma a que sejam apuradas as responsabilidades.

RUI: R.I.P

O acidente ocorreu em Cedofeita - Porto.

Bjs
Sónia